eugeniobento.no.comunidades.net 
Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.7/5 (43 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...



cultura
cultura

PolÍtica Cavaco Silva reúne Conselho de Estado e marca data de eleições Passos Coelho apresenta medidas depois de afirmar que PEC IV era insuficiente Lula da Silva revela interesse em ajudar Portugal Presidente da República convoca Conselho de Estado para quinta-feira ás 15h00 Sociedade Número de abortos diminuiu em 2010 Camilla veste, em Lisboa, conjunto usado há dois anos na Alemanha A cada 30 minutos morre um português vítima de AVC Trabalhadores do Metro de Lisboa mantêm greve nos dias 5 e 7 de Abril Economia Inflação na Zona Euro sobe para 2,6% Angola: BNA revê regulamentação sobre divisas estrangeiras Juros da dívida portuguesa a 5 anos sobem acima dos 9% Portugal já emitiu 36% da dívida soberana prevista para 2011 Cultura «O Principezinho» já fala mirandês Pepetela lança livro de crónicas em Luanda Cabo Verde participa na 81ª edição da Feira do Livro Ana Moura destacada pelo jornal New York Times Desporto Futebol: FC Porto pode tornar-se campeão na Luz, este domingo Futebol: Ruben Micael estreia-se ao marcar os dois golos da vitória frente à Finlândia Sporting: Bruno de Carvalho pede a segunda volta nos tribunais Pepe critica comentários de Carlos Queiroz Lusofonia Moçambique: DANIDA reforça capacidade do sector Ambiente Guiné-Bissau: Autoridades guineenses conseguiram evitar sanções da UE Angola vai ter satélite de telecomunicações em órbita até 2012 Angola: Repatriamento de refugiados na RDC começa em Junho Europa Sarkozy quer definir normas de segurança nuclear internacionais Governo britânico expulsa diplomatas líbios França: Casal vegan julgado pela morte da filha Itália: Silvio Berlusconi comparece em tribunal pela primeira vez Internacional Líbia: Ministro dos Negócios Estangeiros desertou para L ondres Japão admite desmantelar central de Fukushima Guiné-Bissau: Elementos próximos de Laurent Gbagbo com passaportes guineenses Líbia: Obama fala em armar rebeldes líbios MultimÉdia iPad 2 esgotado em Portugal Morreu Paul Baran, um dos percursores da Internet Britânico espera 33 horas à porta da loja para comprar iPad 2 Finalmente iPad 2 chega a Portugal CiÊncia E TÉcnologia NASA divulga fotos de Mercúrio tiradas pela sonda Messenger Angosat vai resolver problemas de telecomunicações Cobra venenosa desapareceu do Zoo de Nova Iorque Macacos reconhecem «amigos» em fotografias.

CNCS enaltece desempenho da comunicação social


Luanda - O Conselho Nacional de Comunicação Social enalteceu o desempenho equilibrado da comunicação social na cobertura da actividade politico-partidária, numa altura em que o país está a viver uma certa efervescência.

 

Este ponto de vista está contido na última delibração do órgão, distribuida hoje, quinta-feira, em Luanda, onde reitera que o momento actual requer dos jornalistas e dos midias uma atenção redobrada pelo respeito do princípio da insenção da informação.

 

O CNCS incentiva a midia a continuar nesta senda, aperfeiçoando os critérios editoriais do jornalismo de referência que tem como pilares fundamentais a insenção, a objectividade e o rigor no tratamento e divulgação de toda a informação de interesse público.

 

O órgão constatou com alguma  preocupação que nos últimos tempos os dois canais televisivos têm optado pela repetição constante de programas antigos que acabam por confundir os telespectadores, atropelando, deste modo, o principio do rigor informativo, mesmo quando acompanhados de uma legenda explicativa.

 

"A plenária do CNCS tomou nota das últimas informações relacionadas com actuações da policia e de outros agentes de segurança que põem em causa o livre exercício da actividade jornalistica no país, violando tais comportamentos a legislação em vigor, começando pela propria Constituição", lê-se na deliberação.

 

Segundo o documento, uma vez mais, para além de deplorar a continuação deste tipo de incidentes, o CNCS apela a quem de direito a fazer respeitar a Lei e a proteger a actividade jornalistica e a integridade fisica dos profissionais de imprensa.

 

 Luanda – Uma nova obra literária, de Artur Pestana “Pepetela”, denominada “Crónicas com Fundo de Guerra” foi, na noite de hoje, quinta-feira, lançada à público, em Luanda, durante uma cerimónia de apresentação, venda e assinatura de autógrafos decorrida na Associação cultural Chá de Caxinde.


A obra, constituída por noventa crónicas publicadas de 1992 a 1995 pelo Jornal “O Publico”, de Portugal, retrata, em 211 páginas, o dia-a-dia angolano, particularmente o luandense, numa época em que, além da guerra, o país também tinha muita coisa que poderia interessar o público português, então destinatário das crónicas e contos.


Editado pela Associação Cultural Chá de Caxinde, o livro, com uma tiragem de mil Exemplares, abre com uma crónica intitulada “O bacalhau do Natal” em que o autor considera que “entre aquilo que Portugal deixou neste país africano podemos destacar o habito de se comer bacalhau na noite de natal, sem precisar se pensar que isso seja habito de reduzida elite urbana”.


A população urbana, refere o escritor Pepetela, é metade de Angola e vai servindo de matriz de cada vez mais avassaladora da cultura angolana, daí que, o costume é encontrar-se absolutamente espalhado, pelo menos por todas as cidades.


Esta realidade, segundo Artur Pestana na sua primeira crónica escrita em 1992 para “O Publico”, levou que, dois anos depois da independência de Angola, quando tudo faltava nas lojas, o governo decidiu fazer uma importação especial para o natal, onde constava o azeite de oliveira, o vinho e, claro, o infalível bacalhau.


O livro que termina com “Herbívoros e carnívoros”, discorre nas suas 90 crónicas sobre aquilo que considera o dia-a-dia, com os temas “Choveu em Luanda”, “Kianda dos nossos sonhos”, “O canto do matrindinde”, Os bandos”, “O homem cobra”, entre outras, a fazerem jus ao retrato do quotidiano.


Ao apresentar a obra, João Armando, membro da Associação Chá de Caxinde (editora da obra), considerou o escritor Pepetela como “um vulto da literatura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, devido ao elevado contributo dos seus escritos. 


Disse ainda que, actualmente, os trabalhos publicados por Pepetela estão traduzidos em dezanove línguas estrangeiras, entre as quais, o inglês, francês, espanhol, dinamarquês, russo, finlandês, holandês, entre outras.


Pepetela que, na ocasião, agradeceu à fidelidade dos seus leitores, disse a intenção de escrever essas crónicas foi no sentido de mostrar que além do sofrimento resultante da retomada da guerra civil havia também coisas boas que poderiam despertar a atenção dos portugueses.   
 

Artur Pestana “Pepetela”, nasceu em Benguela, em 1941, onde fez o ensino secundário. Partiu em 1958 para Portugal, onde deveria frequentar a universidade, porém por razões políticas, em 1962 saiu de Portugal para Paris, e seis meses mais tarde para Argélia, onde se licenciou em Sociologia.


De 1976/82 foi vice-ministro da educação e docente de Sociologia na então Universidade de Luanda, actual “Agostinho Neto”.


Conta na sua galeria,  21 títulos já publicados, com realce “O quase fim do mundo”, “Jaime Bunda, o agente secreto”, “Jaime Bunda e a morte do americano”, “O desejo de Kianda”, “Maiyombe”, “O império das Lundas, entre outras publicações.


Foi galardoado com diversas distinções, com destaque para o “Prémio Nacional de Literatura (1980, 85), Prémio especial dos críticos de São Paulo (Brasil, 1993) e os prémios Camões (de Portugal), “Prinz Claus (Holanda/1999), Nacional de Cultura/2002 e internacional 2007 da Associação dos Escritores Galegos.
 

O livro “Crónicas com Fundo de Guerra” passa a ser vendido ao preço de 2000 Kwanzas.


A par do lançamento do livro de Pepetela, foi anunciado que a escritora angolana Isabel Maria da Costa Lafaiete venceu o “Segundo Concurso de Conto Infantil”, patrocinado pela Fundação ESCOM no valor de cinco mil dólares norte-americanos.


Alem do valor do prémio, a Fundação garante igualmente outros cinco mil dólares para despesas administrativas da entidade promotora.


Maria da Costa Lafaiete, de 49 anos de idade, foi declarada vencedora através da sua obra “Mutamba” que, ainda assim, deverá beneficiar de alguns arranjos antes da sua publicação, no decorrer deste ano. 

A cerveja é uma bebida fermentada que, acredita-se, tenha sido a primeira bebida alcoólica desenvolvida pelo homem.

 

Uma cerveja é qualquer uma das variedades de bebidas alcoólicas produzidas pela fermentação de matéria com amido, derivada de grãos ou de outras fontes vegetais. A fabricação da cerveja e de algumas outras bebidas alcoólicas é geralmente chamada Cervejaria (Brewer). Historicamente, a cerveja era conhecida pelos sumérios, egípcios e mesopotâmios, desde pelo menos 4.000 a.C. Devido aos ingrediente usados para fazer cerveja diferirem de lugar para lugar, as características (tipo, sabor e cor) variam amplamente.

 

Ingredientes

Via de regra, as cervejas são feitas com água, cevada maltada e lúpulo, fermentados por levedura. A adição de outros condimentos ou fontes de açúcar não é incomum.

 

Devido à cerveja ser composta principalmente por água, a fonte de água e suas características têm um efeito importante nas características da cerveja. Muitos estilos de cerveja foram influenciados ou até mesmo determina